Morrão em Itaperuçu

Dias 11 e 12 de outubro de 2020 atacamos um morrão em Itaperuçu. Na verdade, segundo os critérios do IBGE e Ministério do Meio Ambiente (http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30302.html) trata-se de uma montanha pois a diferença altimétrica entre a base (860 m) e o topo (1198 m) é de 338 metros. Portanto se enquadra. Muito difícil de subir por conta de estar fechado de vegetação e bem perigoso por ter muitas pedras soltas. O Quartzito e o Metapelito que encontramos está todo quebrado e com grandes placas em movimentação gravitacional. A vista é soberba. A leste dá pra se ver o Morro de Pombas (1120 m) junto com o Morro da Cruz (1130 m), um pouco mais acima vemos Morro da Glória (1260 m) e a nordeste o Mossunguê (1190 m) que é o das antenas e ao longe se reconhece até algumas das formações da Serra do Mar. A sudoeste vemos a linha formada pelos morros da Palha (1080 m), Endoenças (1120 m), Ourives (1090 m), Três Barras e do Cal (1120 m). Ao Norte os mares de morros do Vale do Ribeira.

No primeiro dia chegamos tarde na base e não encontramos nenhum dos moradores das seis chácaras que estão localizadas na base e demoramos um tempão procurando a trilha que depois chegamos à conclusão que era praticamente inexistente. Chegamos a um paredão de Xaxins e Samambaias impossível de se passar. No dia seguinte com muita paciência e ferramentas adequadas, deitamos apenas a vegetação, abrindo um trecho de 500 metros, levando mais de meia hora para isso. Chegamos enfim num trecho limpo mas muito inclinado e com pedras soltas. Mais uns 800 metros dessa subida difícil para daí se chegar a trechos menos íngremes.

Não divulgaremos aqui os nomes dos locais nem os acessos pois está havendo muita depredação nos morros abertos para visita da região. A recente corrida para atividades ao ar livre está contando com pessoas sem a menor noção de como fazer isso, gerando lixo, porteiras abertas, corte de vegetação e outros transtornos que preocupam principalmente os proprietários dos terrenos onde esses morros estão localizados.

Fica o registro.

Deixe um comentário